segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

É Tempo de Folia: Carnaval 2014 em Campina do Monte Alegre


A prefeitura já se prepara para receber a população e o grande fluxo de visitantes que no período carnavalesco vem para cair na folia, o município é o destino certo dos turistas.
A Praça da Matriz está sendo preparada para abrigar a tradicional festa popular da região o Carnaval 2014, no local, está sendo montado um palco e tendas para abrigar os foliões, dentro dos próximos dias vai receber decoração temática. Confiram a programação oficial:

Sábado - 01/03/2014

22:00 - Desfile de Blocos Carnavalescos - Partem da Igreja Nossa Senhora da Conceição seguindo pela Rua Rocha Miranda até a Praça da Matriz, onde haverá show com a banda Duplo Sentido.

Domingo - 02/03/2014

16:00 às 18:00 - Matinê na Tenda Principal na Praça da Matriz. (Com maquiagem artística para meninos e meninas).
23:00 - Show com a banda Sky Light na Praça da Matriz.

Segunda - 03/03/2014

23:00- Show com a banda Sky Light na Praça da Matriz.

Terça - 04/03/2014

17:00 às 19:00 - Matinê na Tenda Principal na Praça da Matriz. (Com maquiagem artística para meninos e meninas).
22:00 - Show com a banda Duplo Sentido na Praça da Matriz.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente todos os dias, nas matinês e a noite, com ambulância e equipe de enfermagem e ainda, intensificando a realização das blitz educativas, com a distribuição de preservativos durante o Carnaval. O objetivo da campanha é prevenir a gravidez indesejada ou precoce e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, a Guarda Civil Municipal juntamente com o aumento do efetivo da Polícia Militar e Equipe de Segurança farão a cobertura para que o evento transcorra da melhor forma.
  
Realização Prefeitura Municipal, Apoio da Câmara Municipal e Comissão Organizadora.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CMP

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


“TRIBUTO À IMPUNIDADE”


A Parábola do Trigo e o Joio, (também conhecida como a Parábola do Joio ou Parábola do Trigo), é uma das parábolas de Jesus, que aparece em apenas um dos evangelhos canônicos do Novo Testamento. De acordo com Matheus 13:24-30, durante o juízo final os anjos vão separar os "filhos do maligno" (o "joio", ou ervas daninhas)   dos "filhos do reino" (o trigo).

Essa Parábola nos leva a uma reflexão sobre os desdobramentos da decepcionante Sessão Plenária especial realizada na tarde desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Paranapanema. Com a ausência injustificada do vereador Clodoaldo (PT) e também da 2ª suplente Paula Cleto de Barros (PSDB), quatro dos sete vereadores que participaram dos trabalhos legislativos decretaram o que se pode adjetivar como “Tributo à Impunidade”.

Durante noventa dias ininterruptos a Comissão Processante presidida pelo vereador Otávio Aires de Melo (PR), trabalhou incessantemente para apurar as denúncias de quebra de decoro parlamentar, tráfico de influência e improbidade administrativa, praticados pelo vereador João Braz (PP).

Enquanto os demais vereadores gozavam o descanso proporcionado pelo recesso parlamentar, com o auxílio do vereador/membro, Afonso Aires de Melo (PV), o presidente da Comissão desenvolvia com afinco o processo investigatório, para cumprir a missão que lhe fora confiada, dentro do prazo estabelecido por lei.
Nesse período, as dezenas diligências realizadas e os inúmeros depoimentos colhidos das testemunhas arroladas tanto pelo denunciante como pelo denunciado, resultaram na elaboração de um processo com mais de 600 páginas, que permitiram aos vereadores Otávio e Afonso Aires decidirem com inquestionável imparcialidade, pela procedência das denúncias.

Em conformidade com os trâmites legais, o relatório final das apurações foi encaminhado para a Mesa Diretora para ser submetido à apreciação e votação dos vereadores. Sua aprovação por seis votos culminaria com a cassação de mandato do vereador denunciado e, consequentemente os nobres edis teriam dado o primeiro passo para a realização de uma assepsia ética e moral neste Legislativo Municipal que há muito chafurda num mar de desmando administrativo.

Mas, apesar das robustas provas testemunhais e documentais reunidas no processo, quatro votos contrários à aprovação do relatório frustram as expectativas dos cidadãos de bem desta urbe, de que a justiça seria feita. Os trabalhos legislativos que se estenderam até as 2h da manhã desta quinta-feira (20), encerraram com o placar de 4X3. Votaram contra a cassação do denunciado, os vereadores: Alan Eduardo do Amaral Sebastião (PSD), Arimateia Camargo da Silva (PPS), Leonardo Araújo (PSDB) e Osmar Gonçalves. Os votos a favor do resgate da moralidade pública foram proferidos pelos vereadores: Afonso Aires de Melo (PV), Laerte Rodrigues de Lima e Otávio Aires de Melo.

O resultado da votação sugere, em tese, que os parlamentares que votaram contra o relatório da Comissão Processante, preferem uma “CASA DE LEIS”, “SEM LEI”. Alem disso, nos deram uma clara demonstração de que pretendem manter a população paranapanemense refém da falta de decoro parlamentar e da imoralidade pública ainda arraigada neste  sofrível Parlamento Municipal.

VOTARAM PELA CASSAÇÃO





VOTARAM CONTRA A CASSAÇÃO

ALAN DO AMARAL (PSD)

ARIMATEIA CAMARGO (PPS)

LEONARDO ARAUJO (PSDB)

OSMAR GONÇALVES (PV)

Em linhas gerais, a atuação dos parlamentares nesta fatídica Sessão Plenária jogou luz sobre o corporativismo que há décadas impera na edilidade paranapanemense. Mas, se por um lado os nobres edis escreveram mais uma página negra  na história dessa Câmara Legislativa, por outro lado trouxeram à tona a separação do joio e do trigo, permitindo aos cidadãos e cidadãs paranapanemenses distinguir com clareza os vereadores que estão a favor e os que estão contra o resgate da moralidade nessa combalida Casa de Leis que, ironicamente, ostenta em sua fachada as seguintes inscrições: CASA DE LEIS – CASA DA CULTURA.





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Duke Energy orienta sobre ocupações em reservatórios

GUIA E SITE ORIENTAM OCUPAÇÕES E USOS EM RESERVATÓRIOS
Duke Energy, que detêm oito hidrelétricas na região, lança campanha para regularização ambiental

A partir do dia 24, usuários e aqueles que pretendem utilizar as bordas e os próprios reservatórios das usinas sob a concessão da Duke Energy, no Rio Paranapanema, irão dispor de um hotsite, elaborado pela companhia com todas as orientações visando ao uso legal. Além de disponibilizar informações detalhadas pela internet (www.duke-energy.com.br/espacolegal), a empresa também lançou o impresso Espaço Legal: Guia para Preservação das Margens dos Reservatórios, cuja distribuição será feita para órgãos ambientais e prefeituras de cidades que têm no turismo às margens dos lagos uma importante atividade econômica. Essas iniciativas fazem parte da campanha Espaço Legal, para conscientizar o público da necessidade de autorização prévia dos órgãos ambientais competentes.

De acordo com a área de Patrimônio da Duke Energy, são muitos esses usos das margens dos reservatórios, desde áreas de lazer públicas e privadas – com praias, campings, loteamentos, chácaras e estrutura hoteleira –, até as atividades agrícolas e pecuárias em propriedades vizinhas às áreas da União sob a concessão da empresa. Ivan Toyama, gerente-adjunto de Patrimônio, explica que a regularização das intervenções promove o uso sustentável dos reservatórios do Rio Paranapanema e sua biodiversidade.

“A campanha orienta também para as atividades desenvolvidas nos reservatórios, como extração de areia e argila, criação de peixes em tanques-rede, irrigação e lançamento de efluentes”, detalha Toyama. Ainda segundo ele, a campanha explica com clareza os benefícios da regularização e como ela se dá, na prática, com o apoio da Duke Energy aos interessados. A empresa ainda promoverá reuniões, ao longo do ano, com os principais públicos e lideranças comunitárias para o fortalecimento desses objetivos e a troca de informações. 

“Os múltiplos usos regularizados deve ser um compromisso de todos aqueles que usufruem dos reservatórios e desejam o meio ambiente equilibrado e mais qualidade de vida para as comunidades. A regularização de cada um é em benefício de todos”, ressalta Toyama. Para se ter a dimensão desse desafio, os oito reservatórios da Duke Energy no Rio Paranapanema totalizam cerca de 5.000 quilômetros lineares de bordas, o que corresponde a cerca de 70% de toda a costa brasileira.

Serviço – A área de Patrimônio da Duke Energy realiza o atendimento aos interessados pelo hotsite www.duke-energy.com.br/espacolegalou pelo telefone (14) 3342-9008.

Fonte: Assessoria de comunicação

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Comissão Processante julga procedente denúncias de jornalista e pede cassação do vereador João Braz

Pelo placar de dois votos a um a Comissão Processante (CP 01/2014) aprovou nesta segunda feira (17) o Relatório Final em que julga procedente as denúncias apresentadas pelo jornalista Adail Barbosa da Silva, em desfavor do vereador João Teixeira Filho, vulgo João Braz. Nesse contexto restaram comprovadas a falta de decoro na conduta pública do vereador que utilizou a tribuna da Câmara Municipal da Estância Turística de Paranapanema para atacar a honra do jornalista, imputando-lhe falsamente a prática de crimes previstos no Código Penal. A CP confirmou também o tráfico de influência praticado pelo vereador João Braz em benefício de familiares, os quais teriam recebido vantagens financeiras indevidas através de recursos oriundos dos cofres públicos do município de Paranapanema.
VOTAÇÃO
Apesar das provas abundantes das infrações administrativas praticadas pelo vereador João Braz, ao término do processo investigatório o vereador/relator Osmar Gonçalves (PV) apresentou relatório pedindo o arquivamento dos trabalhos da Comissão Processante. No entanto, sua nebulosa intenção quedou inerte diante dos votos favoráveis ao relatório os vereadores Otávio Aires de Melo (Presidente) e Afonso Aires de Melo (Membro)

PLENÁRIO
De acordo com a legislação vigente, encerrada a instrução do processo investigatório a Comissão Processante deve encaminhar o processo e o Relatório Final para o presidente da Mesa Diretora, e respectivas cópias para o Tribunal de Contas do Estado e também para o Ministério Público Estadual. Para que a denúncia seja efetivada, o julgamento no plenário da Câmara vai precisar do voto de 2/3 dos vereadores, ou seja, de 6 votos para a aprovação do relatório e conseqüente cassação de mandato do vereador João Braz em rito sumário. Em caso de absolvição, competirá ao presidente da Casa de Leis, Leonardo Araújo, arquivar o processo.

JUDICIÁRIO
O relatório está fundamentado nas denúncias comprovadas por depoimentos das testemunhas arroladas tanto pelo denunciante quanto pelo denunciado, e principalmente, pelas provas documentais reunidas durante a apuração das denúncias. Tendo em vista o encaminhamento de cópia do processo investigatório e respectiva conclusão à Promotoria de Justiça, em virtude da abundância de provas testemunhais e documentais acostadas aos autos, o MP poderá instaurar Inquérito Civil e, consequentemente, o vereador João Braz e demais pessoas envolvidas nas irregularidades poderão denunciados à Justiça por crime de improbidade administrativa.

População de Paranapanema se mobiliza para protestar contra a impunidade

A atuação da imprensa se impõe como necessária em favor do resgate da ética na vida pública, por não poder mais o município suportar tantos atos de corrupção acobertados pelo manto da impunidade. Nesse contexto, o jornalismo investigativo torna-se os olhos e a voz dos cidadãos e cidadãs paranapanemenses que clamam pelo resgate da ética e da moralidade pública. Por esta razão a pressão popular e política pela aprovação em plenário do relatório que fatalmente culminará com a cassação de mandato do vereador João Braz, ganhou corpo junto a população e lideranças políticas local.
O objetivo da mobilização que há dias vem ocorrendo em vários pontos da cidade é reunir o maior número possível de cidadãos e cidadãs na Sessão Plenária especial marcada para as 16h desta quarta-feira (19/08) que será instalada para a votação do Relatório Final da Comissão Processante que apurou e julgou procedentes as denúncias de irregularidades praticadas pelo vereador João Braz.
De acordo com a opinião de lideranças políticas e de representantes da sociedade organizada, nesta quarta-feira os vereadores paranapanemenses terão uma oportunidade ímpar de dar o ponta-pé inicial numa faxina ética e moral na Câmara Municipal de Paranapanema. Os cidadãos de bem desta cidade não suportam mais conviver com a corrupção e os desmandos administrativos que há décadas vem transformando este Parlamento Municipal num “mar de lama”.
De acordo com os formadores de opinião, este é o momento oportuno para dar um basta na sucessão de atos de improbidade administrativa praticados pelo vereador João Braz que envolve, entre outros escândalos, a farsa do cheque de R$300 mil; a farsa do Circular do Povo; instalação do cabide de empregos denominado sub-câmara; adulteração de projeto de lei para aumentar o número de funcionários da Câmara e tráfico de influência para beneficiar familiares em detrimento da dilapidação dos cofres públicos.

Nesta Sessão Especial em que os votos serão nominais (em aberto) os eleitores terão tambem a oportunidade de identificar os vereadores realmente comprometidos com o resgate da moralidade pública, e os que compactuam com a bandalheira, com os desmandos administrativos.e com a impunidade.




Campina do Monte alegre promove o “23° Campesca”


Neste sábado (15) a Prefeitura Municipal da Campina do Monte Alegre realizou com sucesso a 23ª edição do “CAMPESCA”. O campeonato de pesca realizado anualmente reúne em suas edições, centenas de pescadores de cidades do Estado de São Paulo e também de outros estados da federação. O evento tem como cenário as águas do Lago Municipal, onde os pescadores vêm em busca do maior peixe e os turistas e os visitantes apreciar o visual muito bonito do principal cartão de visita da cidade. O município banhado pelas águas dos rios Paranapanema e Itapetininga vem se tornando um dos principais roteiros turísticos da Região Sudoeste do Estado de São Paulo.
E se a manhã foi de pesca, a noite foi de festa na tenda armada às margens do lago, com direito ao tradicional BAILE DO HAWAÍ abrilhantado pela Banda Novo Estilo. A organização do evento disponibilizou toda a infraestrutura necessária para atendimento aos competidores, turistas e visitantes.
O evento, cuja arrecadação é destinada ao Fundo Social do Município comandado pela Primeira Dama, Sônia Cristina Rezani Vieira, contou com o apoio operacional de um grupo de voluntários composto por servidores municipais e munícipes que trocaram o dia de lazer pela solidariedade.
“O objetivo do evento é de demonstrar as potencialidades turístico-desportivas do município, além de despertar no turista e comunidade local a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente, propiciando à comunidade e aos visitantes a descoberta de novos valores que contribuam para o crescimento racional da pesca esportiva,” informou à nossa reportagem a Diretora Jurídica do município, Dra. Mara Campanelli.


PREMIAÇÃO

O tempo colaborou e mais de quatrocentos pescadores inscritos puderam participar da competição que premiou os cinco primeiros colocados e também as equipes mais organizadas. O vencedor, Tiago Valin (Campina do Monte Alegre) levou para casa um barco de alumínio; o segundo colocado, Marcos de Oliviera (Sorocaba) uma TV tela plana de 32 polegadas; o terceiro colocado, Macos Vinicius (Capital) um tablet; o quarto colocado, Renan Gustavo ( Campina do Monte Alegre) uma bicicleta e o quinto colocado, João Batista (Saltinho) um kit de pesca. Numa cortesia do comércio local, vários prêmios foram sorteados aleatoriamente aos participantes.

TRADIÇÃO

O jovem município de Campina do Monte Alegre estará completando no dia 19 de maio próximo, 21 anos de emancipação político-administrativa. No entanto, o campeonato de pesca já vinha sendo realizado desde 1992, dois anos antes de sua emancipação, ou seja, quando ainda era distrito do município de Angatuba. Nesse evento nossa reportagem registrou a presença do primeiro colocado da primeira edição do “Campesca” realizado em 1992, Antônio Dal Bello, do município de Votorantin que foi contemplado na ocasião com um Corcel II ano 1988.

AUTORIDADES

Prestigiaram o evento o Deputado Estadual membro da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, Sebastião dos Santos (PRB); Superintende Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Marcos Alves Pereira; Ex-prefeito do município de Itapetininga, Roberto Carvalho; Vereador Francisco França (PT) do município de Sorocaba, entre outros.
Ao final do evento o prefeito Carlos Eduardo (PV) agradeceu a presença dos visitantes, a equipe de servidores municipais, voluntários e colaboradores que contribuíram para o sucesso de mais esta edição do CAMPESCA.


GALERIA DE IMAGENS
















segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Governador Geraldo Alckmin visita Paranapanema


Neste sábado (08) o governador Geraldo Alckmin visitou os municípios de Paranapanema, Capão Bonito e Ribeirão Grande. Em Paranapanema o governador realizou a entrega de um microônibus escolar equipado com plataforma de acessibilidade para alunos portadores de necessidades especiais e de um caminhão compactador de lixo. Ao ensejo anunciou também a doação para o município de uma lancha para o transporte escolar aquaviário no valor de R$190.000,00 e a liberação de aproximadamente R$2,4 milhões para investimento no turismo.
O governador ressaltou também a doação de uma Van com capacidade para 16 passageiros destinada ao transporte de usuários do Sistema único de Saúde (SUS) em deslocamentos para outros municípios. Em seu discurso Alckmin afirmou que até o mês de maio próximo será liberada a Ordem de Serviço para construção das 150 casas do novo núcleo do CDHU. Geraldo Alckmin salientou a infraestrutura do novo padrão de construção da CDHU, que conta, entre outras inovações, com laje e instalação de sistema de aquecimento solar para a água do chuveiro, que diminuirá em até 30% o consumo de energia elétrica das residências.
Alckmin encerrou sua visita descerrando a placa de inauguração da obra de recapeamento e modernização do acesso SPA-245/270 que liga a cidade de Paranapanema a Rodovia Raposo Tavares, com 11,2 km de extensão. Os serviços de recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos, melhorias no sistema de drenagem e sinalização foram iniciados em janeiro de 2013 e concluídos em dezembro do mesmo ano. Na obra realizada pelo DER (Departamento de Estrada de Rodagem) foram investidos R$8,2 milhões.

PLEITOS

Na oportunidade, vereadores e representantes de entidades sociais e de classe do município entregaram diversos ofícios e requerimentos ao governador reivindicando benefícios para as respectivas instituições.






BALANÇO

Em seu discurso o governador fez um balanço positivo dos três últimos anos de governo elencando entre outras realizações, a ampliação da rede de ensino com a construção de novas escolas de Tempo Integral e também dos serviços de saúde, com destaque para os programas de prevenção. Na área de habitação destacou a construção de aproximadamente 400 mil unidades habitacionais, e também as inúmeras obras de melhoria da malha viária na capital e no interior, afirmando que todos os municípios estão recebendo grandes obras, como estradas, vicinais, recuperação e asfaltamento das ruas de suas sedes.
De acordo com o governador os resultados alcançados em 2013 foram considerados positivos, uma vez que o Governo do Estado conseguiu cumprir as metas traçadas em relação às entregas de obras visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Após fazer uma análise positiva das finanças do Estado nos três últimos anos, o governador fez projeções ainda mais otimistas para 2014 (ano em que encerra o mandato para o qual foi eleito) afirmando que todas as obras programadas, já em execução, estão com recursos garantidos e devem ser concluídas até o final do ano.



 RECEPÇÃO

Integraram a comitiva do governador Geraldo Alckmin o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira (PSDB), e também o Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, deputado Edson Giriboni (PV). Na oportunidade os visitantes foram recepcionados pelo prefeito Antonio Nakagawa, Primeira Dama senhora Maria Nakagawa, Presidente da Câmara Municipal vereador Leonardo Araújo (PSDB), Comandante do 2° GP/PM de Paranapanema Sgto. Wagner da Silva Nobre, Padre Luiz, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Secretários Municipais, vereadores e representantes de entidades sociais.



Matéria completa na próxima edição do jornal Tribuna da Estância








sábado, 8 de fevereiro de 2014

                          “Campesca 2014”


Vem aí a 23ª Campesca, o maior torneio de pesca do sudoeste paulista. Será realizado às margens do lago municipal de Campina do Monte Alegre. O evento reúne centenas de competidores de várias cidades da região e estados. Para coroar o grande evento, a noite acontece o tradicional baile do Hawaii no lago da cidade com decoração temática e muitas frutas.

INSCRIÇÕES

R$30,00 ANTECIPADO
R$35,00 NO DIA DO EVENTO
Local:  Fundo Social, R: Rocha Miranda, 203 Centro - Campina do Monte Alegre  A partir do dia 10/02/14.

PRÊMIOS
1º COLOCADO - BARCO DE ALUMÍNIO P/ 5 PESSOAS LEVEFORT
2º COLOCADO - TV 32
3º COLOCADO - TABLET
4º COLOCADO - BICICLETA
5º COLOCADO - KIT PESCA

Haverá prêmio para a equipe mais organizada.


REGULAMENTO DA 23ª CAMPESCA

1 – O campeonato realizar-se-á no dia 15/02/2014 no horário de 08:00 às 12:00 horas (4 horas);
2 – Pode-se pescar com 1 vara ou 1 molinete, cada inscrição dá direito a uma vara ou molinete;
3 – O concorrente não poderá entrar na água;
4 – Será premiado o pescador que obtiver o peixe mais pesado vivo junto com a pulseira (Pacu ou Patinga)

5 – Critério de desempate: Idade, o mais velho;
6 – Será obrigatório o uso da pulseira que será fornecido no ato da inscrição;
7 – O valor da inscrição será de R$ 30,00 antecipado e R$ 35,00 no dia da festa;
8 – Proibido guardar lugar antecipado
9 – O peixe será aberto no ato da pesagem.
10- Somente valerá para efeito de campeonato e premiação crianças acima de 10 anos.


BAILE DO HAVAÍ
BANDA: NOVO ESTILO
LOCAL: LAGO MUNICIPAL
R$25,00 ANTECIPADO
R$30,00 NA PORTA

Venda de ingressos somente no Fundo Social, R: Rocha Miranda, 203 Centro - Campina do Monte Alegre A PARTIR DO DIA 10/02/14.

A ENTRADA DE MENORES SERÁ PERMITIDA SOMENTE A PARTIR DOS 16 ANOS COM APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO.

MAIORES INFORMAÇÕES NO FUNDO SOCIAL RUA ROCHA MIRANDA, 203 CENTRO- CAMPINA DO MONTE ALEGRE TEL: (15) 3256-1193