quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Duke Energy orienta sobre ocupações em reservatórios

GUIA E SITE ORIENTAM OCUPAÇÕES E USOS EM RESERVATÓRIOS
Duke Energy, que detêm oito hidrelétricas na região, lança campanha para regularização ambiental

A partir do dia 24, usuários e aqueles que pretendem utilizar as bordas e os próprios reservatórios das usinas sob a concessão da Duke Energy, no Rio Paranapanema, irão dispor de um hotsite, elaborado pela companhia com todas as orientações visando ao uso legal. Além de disponibilizar informações detalhadas pela internet (www.duke-energy.com.br/espacolegal), a empresa também lançou o impresso Espaço Legal: Guia para Preservação das Margens dos Reservatórios, cuja distribuição será feita para órgãos ambientais e prefeituras de cidades que têm no turismo às margens dos lagos uma importante atividade econômica. Essas iniciativas fazem parte da campanha Espaço Legal, para conscientizar o público da necessidade de autorização prévia dos órgãos ambientais competentes.

De acordo com a área de Patrimônio da Duke Energy, são muitos esses usos das margens dos reservatórios, desde áreas de lazer públicas e privadas – com praias, campings, loteamentos, chácaras e estrutura hoteleira –, até as atividades agrícolas e pecuárias em propriedades vizinhas às áreas da União sob a concessão da empresa. Ivan Toyama, gerente-adjunto de Patrimônio, explica que a regularização das intervenções promove o uso sustentável dos reservatórios do Rio Paranapanema e sua biodiversidade.

“A campanha orienta também para as atividades desenvolvidas nos reservatórios, como extração de areia e argila, criação de peixes em tanques-rede, irrigação e lançamento de efluentes”, detalha Toyama. Ainda segundo ele, a campanha explica com clareza os benefícios da regularização e como ela se dá, na prática, com o apoio da Duke Energy aos interessados. A empresa ainda promoverá reuniões, ao longo do ano, com os principais públicos e lideranças comunitárias para o fortalecimento desses objetivos e a troca de informações. 

“Os múltiplos usos regularizados deve ser um compromisso de todos aqueles que usufruem dos reservatórios e desejam o meio ambiente equilibrado e mais qualidade de vida para as comunidades. A regularização de cada um é em benefício de todos”, ressalta Toyama. Para se ter a dimensão desse desafio, os oito reservatórios da Duke Energy no Rio Paranapanema totalizam cerca de 5.000 quilômetros lineares de bordas, o que corresponde a cerca de 70% de toda a costa brasileira.

Serviço – A área de Patrimônio da Duke Energy realiza o atendimento aos interessados pelo hotsite www.duke-energy.com.br/espacolegalou pelo telefone (14) 3342-9008.

Fonte: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário