quinta-feira, 6 de março de 2014

DUKE ENERGY PROMOVE OFICINAS DE CINEMA


Itatinga e Avaré sediam as primeiras fases do projeto, que apresenta à comunidade as principais teorias da produção cinematográfica


A Duke Energy inicia a temporada 2014 do projeto Circuito Cultural, desta vez com uma programação diferente: oficinas de cinema ministradas em comunidades próximas às hidrelétricas sob sua concessão, no Rio Paranapanema. As primeiras cidades a sediarem o projeto são Itatinga, com atividades de 6 a 9 de março, e Avaré, de 10 a 13 – ambas na abrangência da usina Jurumirim. Os participantes conhecerão as principais teorias cinematográficas e conceitos fundamentais ao seu desenvolvimento, fomentando a produção local. As oficinas, conduzidas pela ONG Teatro de Tábuas, são gratuitas e voltadas a interessados maiores de 16 anos, que devem se inscrever junto às secretarias municipais de Cultura, sendo que as vagas são limitadas.

De acordo com a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes, o objetivo do projeto é que os participantes conheçam, passo a passo, a rotina de produção audiovisual, estimulando a formação de futuros produtores. “Esta é mais uma colaboração para o desenvolvimento cultural das comunidades vizinhas aos nossos empreendimentos no Paranapanema, desta vez com o Circuito Cultural Duke Energy promovendo esse conhecimento na área audiovisual e fomentando, assim, a produção cinematográfica em âmbito local”, comenta.


Programação

Sob o comando de Thiago Rinaldi Ming, os participantes terão atividades teóricas e práticas de produção cinematográfica, bem como aprenderão sobre as formas de captação de recursos e principais canais de distribuição do conteúdo. As oficinas priorizam o trabalho em equipe no planejamento e execução de um filme.

Itatinga, cuja programação vai de 6 a 9 de março, disponibiliza 12 vagas para participantes com idade mínima de 16 anos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Secretaria Municipal de Cultura e a oficina será ministrada na Escola Aristeu Pedroso de Almeida, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

De acordo com João Rafael Moraes de Oliveira, assessor de ensino de Educação Básica e gestor de Cultura de Itatinga, o município está criando uma rede de proteção social e as oficinas culturais, como a de cinema, são valiosos instrumentos para inclusão, aprendizado e exercício de cidadania para os jovens da comunidade. Além disso, a parceria com a Duke Energy é importante para a promoção de cultura local.

Em Avaré, com apoio da Rede Guma de Comunicação, as atividades ocorrem de 10 a 13 de março, no prédio de Oficinas Culturais José Reis Filho – CAC –, situado à Rua Rio de Janeiro 1.763, Centro.  Também há 12 vagas e os interessados podem se inscrever na Secretaria de Cultura, sendo que as aulas serão das 18h às 22h30.

“O Circuito Cultural é sempre bem-vindo, pois gera enriquecimento cultural e ocorre de forma gratuita. Esse projeto de cinema visa à formação, o que é melhor ainda. Essa oficina irá plantar sementes para que surjam novos produtores de conteúdos culturais em nossa comunidade, o que é muito importante”, avalia o diretor de jornalismo da Rede Guma e assessor da Secretaria de Cultura de Avaré, Guma Castellucci. 



À frente das oficinas

Responsável por ministrar as oficinas de cinema, Thiago Rinaldi Ming é comunicador social, formado pela PUC-Campinas e especializando em Artes visuais, Intermeios e Educação, pela Unicamp. Atualmente, produz e dirige projetos para cinema, TV e internet pela produtora Nada Audiovisual além da participar em trabalhos de produtoras nacionais e internacionais de cinema, internet e TV.

Idealizador do projeto Incurta – de oficinas audiovisuais práticas no interior do Estado – o profissional também atuou em agências de publicidade e produtoras, trabalhando com roteiro, edição, fotografia, design e animação gráfica.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário