quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Irmandade comemora 25° aniversário da Loja Maçônica Vale do Hermon de Paranapanema



Em sessão magna muito prestigiada pela irmandade, a Loja Maçônica Vale do Hermon n° 372 comemorou o 25° aniversário de sua fundação prestando homenagens aos seus fundadores. O evento aconteceu em sessão pública na tarde do dia 13 de setembro de 2014, no Oriente de Paranapanema, contando com ilustres presenças, dentre as quais, do Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de São Paulo.


A comemoração movimentou a comunidade maçônica local para a realização da Sessão Especial que oficializou os festejos, reunindo Irmãos de várias cidades da região. A festa comemorativa foi muito boa, bem organizada dentro dos preceitos maçônicos, sendo que a presença de familiares e convidados alegrou ainda mais os organizadores do evento.

O Venerável Mestre Oton Odon Duarte presidiu com muita objetividade a Sessão Magna Pública comemorativa, altamente prestigiada com a presença de um grande número de Irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e convidados, superando a expectativa dos organizadores do evento.



ABERTURA

A sessão solene contou com toda a liturgia maçônica, inclusive com a Abóboda de Aço, ou seja, um túnel formado por espadas erguidas pelos maçons sobre a cabeça do irmão que lhe está à frente, cruzando com sua espada, pelas pontas, formando assim, um “túnel”, sob o qual, adentraram ao Templo as Dignidades e os convidados. Importante registrar que na Maçonaria a espada representa o poder e a autoridade dirigidos com justiça e equilíbrio, e símbolo da igualdade entre os Maçons.


Após os cumprimentos e agradecimentos, o orador oficial, Irmão João Francisco Carvalho fez a leitura do histórico de fundação da Augusta Loja Vale do Hermon, bem como um resumo das atividades desenvolvidas pela entidade. E sua fala enalteceu a Grande loja Maçônica de São Paulo, e saudou todas as autoridades presentes.



HOMENAGENS

Os Irmãos, Santino Valim e João Carvalho foram reconhecidos pelos Irmãos que fizeram uso da palavra, como Irmãos possuidores de uma larga folha de serviços prestados a Maçonaria. Uma clara demonstração de que os irmãos gozam de prestígio e credibilidade no seio da irmandade, e também que dentro da maçonaria, existe realmente uma fraternidade sólida. Em clima bastante festivo, o Irmão Orlando Cangueiro foi agraciado com o título de MESTRE INSTALADO. Lembrado pelo trabalho incessante em prol da Loja, foi também agraciado com um diploma alusivo ao aniversário da Loja Vale do Hermon, o Irmão João Francisco Carvalho,


O Venerável Mestre Oton Odon duarte  que presidiu toda a solenidade, também foi homenageado junto com sua esposa. O Grão-Mestre da Grande Loja de São Paulo entregou ao Mestre da Loja aniversariante uma bonita placa de metal felicitando a todos os Obreiros pela data. À Esposa do Venerável, Maria Aparecida, o visitante entregou um mimo enviado por sua esposa. Em retribuição à gentileza, Maria Aparecida presenteou a esposa do Grão Mestre com um arranjo de flores.



IMPRENSA

Ao final da Reunião o Orador Oficial, Irmão João Francisco Carvalho, falou à nossa reportagem. O entrevistado manifestou o seu contentamento pelo aniversário da Loja e pela presença de tantos Irmãos visitantes. Disse também que a presença de fundadores da ARLS VALE DO HERMON é uma forma de mostrar o passado que construiu o forte alicerce de hoje, o presente que ostenta esta consistência inabalável e o futuro que está sendo preparado para dar continuidade a toda esta confraria.


Finalizando, disse João Carvalho: “Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que possa sempre nos iluminar e energizar os nossos pensamentos para que possamos sempre trilhar o caminho da Verdade, Justiça do Amor Fraternal e nos basear na Liberdade, Igualdade e Fraternidade para que os nossos pensamentos sejam justos e as nossas ações perfeitas, caminhando pela régua e se guiando pelo esquadro.  Parabenizo a todos os Irmãos da Loja Vale do Hermon e a todos os visitantes por esta significativa data”.


ENCERRAMENTO

Ao final dos trabalhos o Irmão Oton, Venerável Mestre, agradeceu a presença e participação de todos, e em seguida mandou servir um delicioso jantar de confraternização. 

O discurso de abertura do evento foi proferido pelo radialista João Carvalho



Desde o primórdio dos tempos, os acontecimentos sociais importantes são comemorados com solenidade ou evento formal onde geralmente pessoas importantes recebem honraria. Costumeiramente, a abertura do ato solene é realizada por um orador que além de discorrer sobre o tema do evento, participa da organização da confraria. Nesse contexto, a festividade em comemoração aos 25 anos de fundação da A.R.L.S VALE DO HERMON contou com os préstimos do membro da entidade, comunicador João Carvalho.
Em seu discurso o Irmão Orador fez um breve relato da fundação da aniversariante, falou sobre os seus fundadores e relatou a trajetória desses vinte e cinco anos de serviços prestados à comunidade. Ao ensejo, homenageou e agradeceu os Irmãos fundadores, destacou e agradeceu os articuladores do movimento para a fundação da Loja, e enalteceu Grande Loja Maçônica de São Paulo, cujo Grão Mestre se fez presente à solenidade.

Sintetizando, ao discorrer sobre a história da fundação da Loja Maçônica “Vale do Hermon”, João Carvalho trouxe para o presente a lembrança de um passado distante que o passar do tempo solidificou, tornando mais fortes e solidários os representantes paranapanemenses da instituição milenar a qual pertencem. 

Neto emociona os participantes ao render homenagem ao avô



O dia 13/09/2014 poderia ter sido mais um dia comum na vida de Márcio Cangueiro Machado, mas não foi! Ao ensejo das homenagens prestadas pela irmandade maçônica ao seu avô, Orlando Cangueiro, Márcio emocionou todos os presentes ao externar o amor incondicional e sua admiração pelo patriarca da família Cangueiro.
Diante todos, com a franqueza que lhe é peculiar, proferiu um emocionante discurso ressaltando sua satisfação por estar participando de um momento tão importante da vida do seu querido avô. Enalteceu suas atitudes reputando-as como verdadeiros exemplos para todos aqueles que convivem em sua companhia, e a importância do homenageado em sua caminhada. Destacou também as qualidades do avô, os bons exemplos, o amor desmedido pela família, os bons momentos que juntos passaram na sua infância, e os valores que lhes foram passados.
Márcio encerrou sua fala reputando o avô como homem forte, guerreiro, otimista, leal, sincero, amigo e generoso que lhe ensinou a batalhar pelos seus objetivos, e mesmo estando diante dos obstáculos da vida, lutar e não desistir nunca. Finalizando enfatizou o orgulho de tê-lo como avô e o agradecimento a Deus pelo privilégio de ser seu neto.
Após o discurso de Márcio, emocionado o Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de São Paulo elogiou a postura do orador e ressaltou que a sequência da loja é iminente e desta forma é preciso preparar o futuro para os jovens que virão sendo que alguns já estão mais envolvidos, como no caso o neto do MESTRE INSTALADO, Irmão Orlando Cangueiro.

Jantar encerra comemoração do “Jubileu de Prata” da Loja Maçônica Vale do Hermon



Após a sessão solene em comemoração ao jubileu de prata da fundação da Augusta Loja Vale do Hermon, maçons, familiares e convidados se uniram em um jantar fraternal. O farto e saboroso jantar conduzido pelo venerável Quito e Senhora, foi marcado por muita descontração e alegria. Veja as imagens registradas pela nossa câmera.








Obs: Esta matéria foi publicada originalmente no jornal “Tribuna da Estância”, cuja edição esgotou-se. Devido a grande procura por um exemplar, estamos reeditando-a neste BLOG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário