Câmara realiza última sessão ordinária do ano e deverá votar “LOA 2016”
A
última Sessão Ordinária de 2015 deverá ser realizada na noite desta terça-feira
15/12/2015. Na oportunidade, alem do polêmico “Projeto de Lei Cabide de
Empregos” de autoria do Executivo, o Orçamento para 2016 também deverá ser
votado em segundo turno pelos nobres vereadores. Adicionem-se a isso eventuais indicações,
requerimentos e prováveis mensagens do Executivo. Pertinente registrar que até
as 18h30m desta segunda-feira (14), a pauta da sessão plenária de amanhã (18)
ainda não havia sido disponibilizada no site da Câmara Municipal.
Saliente-se,
porém, que a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 elaborada integralmente pela “ababelada”
equipe econômica do governo, restou aprovada por unanimidade pela edilidade paranapanemense
sem receber emendas. Embora tenhamos solicitado (verbalmente) uma cópia
reprográfica, até o presente momento não se tem conhecimento do teor do parecer
emitido pela Comissão de Finanças e Orçamento.
Diante da falta de transparência do Legislativo, não se sabe o motivo,
razão ou circunstância que levou os nobres vereadores a aprovarem em primeiro
turno e, por unanimidade, a aludida peça orçamentária para o exercício de 2016,
que envolve mais de R$74 milhões. Todavia, embora não sejamos catedráticos no
assunto, uma análise sintética da peça orçamentária nos Projeto de Lei nº
32/2015, deparamo-nos com uma série de apontamentos que, no mínimo, suscitam
dúvidas quanto à sua regularidade, senão, vejamos alguns tópicos da previsão
orçamentária:
I - CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
Secretaria
da Saúde...............................................................R$
15.854.213,24
Secretaria da Educação e Cultura........................................R$
24.019.064,22
Secretaria
de Obras e Vias Públicas.....................................R$ 3.988.679,90
Gabinete
do Prefeito e dependências...................................R$ 12.031.590,21
Secretaria da Industria e Comércio e Desenvolvimento.....R$ 59.602,41
Secretaria do Verde e do Meio
Ambiente..............................R$
1.572.455,70
Urbanismo................................................................................R$ 3.982.579,90
Secretaria da Agricultura.........................................................R$ 390.960,57
Reserva
de contingência........................................................R$ 510.000,00
Câmara
Municipal....................................................................R$ 2.530.000,00
II - CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO
Agricultura................................................................................R$ 384.960,57
Gestão
ambiental.....................................................................R$ 1.566.455,70
Urbanismo................................................................................R$ 3.982.579,90
Desporto
e
Lazer......................................................................R$ 3.004.220,53
III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMA
Difusão Cultural........................................................................R$ 122.000,00
Previdência
do Regime Estatutário........................................R$ 4.983.000,00
Assistência
hospitalar e ambulatorial....................................R$ 310.000,00
Administração
Geral...............................................................R$
12.011.793,76
IV - CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA
Serviços
Urbanos.....................................................................R$ 3.982.679,90
Reserva
de Contingência.........................................................R$
3.053.800,29
Amortização
da dívida..............................................................R$
1.652.000,00
Investimentos............................................................................R$
5.422.502,99
Pessoal e encargos
sociais....................................................R$ 34.358.248,68
Orçamento Profilático
Terapêutico.........................................R$ 352.000,00
Promoção Industrial.................................................................R$ 58.602,41
Difusão
Cultural........................................................................R$ 122.000,00
Extensão
Rural..........................................................................R$ 384.960,57
Desporto
de Rendimento...........................................................R$ 378.146,45
Fatores
primordiais que, a meu ver, deveriam ser questionados junto à equipe econômica
do governo pelos integrantes da Comissão de Finanças e Orçamentos, para nortear
a elaboração do parecer.
Item 02.02.04 do Grupo I – Classificação Institucional:
Qual o cronograma de obras para 2016?
A realização dos serviços de tapa-buracos e de pequenos
reparos nas estradas vicinais e rurais consumiria integralmente o montante
estabelecido no orçamento?
Item 02.02.10 do Grupo I – Classificação Institucional:
Quais as atribuições da Secretaria da Indústria, Comercio
e Desenvolvimento?
Qual o planejamento da secretaria para 2016?
Estaria o valor correspondente à difusão cultural incluso
no orçamento global da Secretaria de Educação e Cultura?
Item 02.02.05 do Grupo I -
Secretaria da Educação
e Cultura........................................R$ 24.019.064,22
Item 13.392.0000 – Grupo III
Difusão
Cultural.......................................................................R$ 122.000,00
Verificar se há duplicidade no lançamento do Item
09.272.0000 do Grupo III – Classificação por Programa:
Previdência do Regime
Estatutário......................................R$ 4.983.000,00
e Item 3.1.90.00 do Grupo IV: Classificação Segundo a
Natureza:
Pessoal e encargos sociais....................................................R$
34.358.248,68
RECEITAS DE CAPITAL
Não está sendo alocado nesta
categoria os valores recebidos pela PM oriundas dos repasses do Governo do
Estado de SP (DADE). Desta forma haverá um desequilíbrio entre a Receita
de Capital x Despesa de Capital;
DUPLICAÇÃO DE PROGRAMAS
Em algumas secretarias (Ex. Controle
ambiental) consta o mesmo programa (finalidade) em duplicidade. Talvez fosse o caso
alocar todos em uma única ficha. Exceto se a prefeitura
fizer um controle de despesa/custo;
DESPESAS COM EVENTOS E FESTIVIDADES
Orçado na secretaria de Turismo o valor de R$
1.000.000,00 para eventos e festividades. Até aqui sem problema. No entanto
caberá aos órgãos de controle (Social – Imprensa / Legislativo), verificar se
há valores suficientes para aplicação na SAÚDE, EDUCAÇÃO, SOCIAL,
SALÁRIOS.
EQUILIBRIO
A comissão de Finanças e Orçamento
teria que verificar junto a equipe econômica um balancete da RECEITA por FONTE
DE RECURSOS E CÓDIGO DE APLICAÇÃO. E o mesmo da DESPESA, visto que não pode
haver desequilíbrio.
Salvo
melhor juízo, o compromisso dos senhores vereadores eleitos pela vontade
soberana dos eleitores é com os interesses do município e da municipalidade,
não com interesses pessoais, de grupos políticos ou escusos. Nesse sentido,
seria de bom alvitre que os vereadores se reunissem, no mínimo, com técnicos
dos setores vistos como calcanhar de Aquiles na administração pública: saúde e
educação. O objetivo seria analisar detalhadamente os projetos da saúde pública
e pedagógicos que demandam de investimentos para, se necessário, apresentarem
emendas à Lei Orçamentária. Obviamente, assessorados por técnicos da área de
contabilidade e do departamento jurídico do Parlamento Municipal. Não se pode
olvidar que, devido a falta de conhecimento técnico dos vereadores nessa área, a
adoção dessas medidas seria extremamente necessárias para a apreciação e
votação de um projeto de lei dessa relevância. Além de salutar, essas medidas seriam
também um meio de evitar prováveis sessões extraordinárias para apreciação
dessa matéria. Haja vista que pela legislação vigente a peça orçamentária para
2016 tem de ser aprovada antes do recesso parlamentar de 2015. Diga-se de
passagem, que essa postura credenciaria os membros da edilidade como legítimos
representantes do povo, de direito e de fato!!!
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