quarta-feira, 7 de outubro de 2015


“Vó Lazinha dá um exemplo de cidadania”

 
Do alto de seus 98 anos, Dona Lazinha, matriarca do “Clã Barbosa” não mediu esforços para prestigiar a candidatura do seu neto Juninho Barbosa, bem como para exercer a sua cidadania na eleição dos conselheiros tutelares. Para felicidade ainda maior da “Vó Lazinha”, como é carinhosamente tratada pelos netos, bisnetos, agregados e demais pessoas do seu convívio, seu neto foi o segundo candidato mais votado (188 votos) para ocupar uma das cinco vagas de conselheiro tutelar, cuja equipe deverá tomar posse em janeiro de 2016.

Atualmente, o cadastro nacional da Justiça Eleitoral conta com mais de 24 milhões de eleitores com mais de 60 anos de idade aptos a votar. Todavia, apesar de o voto ser facultativo para pessoas a partir de 70 anos, no período de recadastramento biométrico, os eleitores da terceira idade foram os que mais procuraram os postos da Justiça Eleitoral para ficarem aptos a votar.
De acordo com o TSE, cidadãos e cidadãs com mais de 70 anos superaram a marca de 24 milhões de eleitores votantes nas eleições de 2014. Apesar de o voto ser facultativo para quem têm 16 e 17 anos e para pessoas com mais de 70 anos, enquanto muitos cidadãos nem pensam em votar ou lamentam o fato de este ato não ser facultativo para todos, jovens e idosos vêem demonstrando na prática terem consciência de que comparecer às urnas é fundamental para o futuro do país.


No entanto a diferença entre essas duas gerações reside no fato de que os idosos reputam o voto como uma conquista pelo direito cívico, visto que ao longo dos anos já passaram por muitas lutas políticas que nem todas as pessoas entendem e por isso mesmo vêem a importância do voto. Além do mais os eleitores com mais de 70 anos sabem que podem fazer a diferença em qualquer pleito eleitoral. Nesse contexto, essa dedicação total à família e o seu gesto nobre, são alguns dos exemplos que Vó Lazinha deixará aos seus descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário