sexta-feira, 24 de maio de 2013

Presidente Dilma indica substituto do ex-ministro Carlos Ayres Britto na mais alta Corte de Justiça do País

LUIZ ROBERTO BARROSO (FOTO DIVULGAÇÃO)
                                                      

A presidente Dilma Rousseff escolheu nesta quinta-feira o novo ministro do Supremo Tribunal Federal que ocupará a vaga aberta com a aposentadoria compulsória do ministro Carlos Ayres Britto, em novembro último. O escolhido pela presidência foi o advogado e professor de direito constitucional, Luís Roberto Barroso. A indicação mereceu referências elogiosas do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, do Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, dos ministros Marco Aurélio de Mello e Luiz Fux, entre outros.

A lista de candidatos à sucessão do ex-ministro Ayres Britto gerou muitas especulações na mídia, dentre elas, a de que o nome mais cotado para suprir a vaga seria o do advogado Luiz Edson Fachin, que assim como Barroso, já havia  constado outras vezes em listas de candidatos à corte. A escolha do novo ministro foi anunciada oficialmente pela Presidência. Veja a seguir a transcrição da nota oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM):

"A presidente Dilma Rousseff indicou hoje o advogado Luís Roberto Barroso para compor o quadro de ministros do STF, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ayres Britto. A indicação de Barroso, professor de Direito Constitucional e Procurador do Estado do Rio de Janeiro, será encaminhada nas próximas horas ao Senado Federal para apreciação. O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura no país.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário