quarta-feira, 6 de março de 2013

PROGRAMA AÇÃO JOVEM REALIZA PALESTRA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Na manhã desta terça-feira (05) o CRAS promoveu uma palestra sobre prevenção de gravidez na adolescência, que teve como público alvo um grupo de jovens e adolescentes. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Paranapanema pela psicóloga e coordenadora do Programa Ação Jovem, Thaise Ribeiro.
Atualmente a gravidez na adolescência é vista como uma expressão da questão social que merece atenção devido à complexidade dos fatores que a envolve, sendo que os direitos deste público muitas vezes são desconhecidos, violados e não são efetivados. Por esta razão o Programa Ação Jovem vem realizando um ciclo de palestras sobre o tema,  visando promover no adolescente um comportamento responsável e o adiamento da idade do início da atividade sexual. Além disso, traz informações estatísticas para o adolescente sobre as causas da gravidez precoce, identificando grupos e setores mais vulneráveis.
                                                        A palestrante Thaíse Ribeiro
A palestra foi muito importante para a conscientização dos jovens e adolescentes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na adolescência. Além de esclarecer dúvidas e despertá-los para uma vida mais saudável a palestrante preveniu e alertou os jovens sobre os impactos da gravidez precoce e indesejada, tanto para o indivíduo quanto para a família.

OPINIÃO: O AVANÇO TECNOLÓGICO E A PERDA DOS VALORES MORAIS

Por: Adail Barbosa
QUER TRANSAR COMIGO? Essa frase foi estampada na capa de uma revista de circulação nacional e remete à uma matéria veiculada nessa edição, sobre o programa Bang with Friends que vem alcançando grande sucesso no facebook. Segundo o editor, trata-se da mais nova ousadia da revolução sexual e comportamental promovida pela internet. Uma importante ferramenta da rede social como o facebook, entre outros fins é utilizada para encontrar amigos e parentes distantes; promover fórum de discussão sobre os mais variados temas; divulgar informações de interesse público (como ocorreu na recente tragédia da cidade de Santa Maria/RS), e etc. Através do aludido programa passa agora a ser utilizada também para marcar encontros amorosos entre amigos. Esse fato nos leva a reflexão de que, efetivamente a comunicação eletrônica está mudando o comportamento humano até mesmo nas relações afetivas.
Na minha concepção o suposto sucesso desse programa traduz uma mudança de comportamento que indica a falência da magia e do encanto da conquista que consolida uma união estável, em função de um relacionamento amoroso efêmero e casual. Num passado não muito distante uma frase capciosa estampada com destaque na mídia impressa, causaria indignação e até mesmo reações contrárias. Na atualidade o fato é aceito com naturalidade e sem constrangimento por leitores de todas as idades, um prenúncio de que estamos realmente perdendo os valores morais. Diante de uma realidade em que se buscam somente a satisfação sexual sem compromisso, podemos deduzir que a cada dia que passa,  ao invés de agregar valores com os avanços da modernidade, o ser humano se desvaloriza ainda mais.
A propósito da palestra sobre gravidez na adolescência ministrada pela psicóloga Tahise Ribeiro, coordenadora do “Programa Ação Jovem”,  a abordagem desse assunto torna-se mais que pertinente. O predomínio que as redes sociais alcançaram na web ampliando a comunicação entre as pessoas é inquestionável, mas não se pode olvidar que os jovens são os principais responsáveis pelo constante crescimento do número de usuários da internet no Brasil e no mundo. Importante salientar que apesar dos vários métodos contraceptivos existentes e amplamente divulgados pelos variados meios de comunicação, adolescentes continuam engravidando precocemente. Alguns estudos sobre o tema indicam que esse fato ocorre com mais frequência no seio de famílias em situação de vulnerabilidade social. Esse e outros fatores reforçam nossa convicção da importância da inclusão dos jovens em programas de saúde, educação e profissionalização. Uma iniciativa que minimiza os problemas sociais, contribui para  a formação cidadã e amplia o projeto de vida profissional para os jovens e adolescentes. Nesse contexto, o Programa Ação Jovem, um dos relevantes serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranapanema, representa um trabalho de fortalecimento da função protetiva  e da melhoria da qualidade de vida da nossa juventude.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário