terça-feira, 29 de setembro de 2015


Inércia dos vereadores coloca em risco a saúde e a vida dos servidores da Câmara Municipal de Paranapanema




O aparente descaso e a notória inércia dos vereadores estão colocando risco a saúde
dos servidores da Câmara Municipal de Paranapanema, bem como dos freqüentadores. De acordo com informações de um funcionário graduado daquela Casa de Leis, recentemente foram retirados vários sacos de pombos mortos que se encontravam sob a cobertura do prédio. De acordo com nosso interlocutor, ainda restam no local, algumas carcaças, bem como uma considerável quantidade de fezes dessas aves. Por si só, os dejetos já se tornam um fator de grande risco para a saúde, tendo em vista ser o elemento transmissor das seguintes doenças: Criptococose; 



Histoplasmose; Salmonelose; Ornitose; Toxoplasmose; Dermatites; Alergias; Psitacose; Tuberculose avícola.
É importante evitar o contato com os pombos de rua porque as doenças causadas por eles incluem cegueira, infecções no cérebro, dos pulmões e dos intestinos.
De acordo com especialistas em infectologia e controle de pragas urbanas, a forma mais comum de infecções causadas pelos pombos é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como em carros, chãos, janelas e calçadas. Porém, outro modo de contaminação é através do piolho dos pombos que podem cair sobre as pessoas quando eles voam.

Ocorre que as fortes chuvas que caíram na noite de domingo e na madrugada de segunda-feira, aliadas ao péssimo estado de conservação do pavimento superior do Parlamento Municipal, escoou pelas rachaduras das paredes, janelas sem vedação e outros pontos de infiltração, inundando as salas. Devido as condições precárias e ao mau cheiro que exalava no local, nesta segunda-feira 28/09 a diretora administrativa da Câmara, Sra. Maria Isabel Seawright dispensou os funcionários e suspendeu o atendimento ao público.
Em se tratando de alto risco à saúde e até mesmo de morte, entendo que a medida adotada pela direção, embora relevante, foi paliativa. Surge daí
duas  perguntas que não querem calar: Depois desse lamentável episódio os pseudos “representantes do povo” irão tomar as providências cabíveis ou continuarão dormindo em berço esplêndido enquanto o dinheiro público escoa pelo ralo do desperdício ou até mesmo da corrupção? A “caixa preta” desta vez vai ser aberta ou continuará intocável nessa legislatura Sr. Presidente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário