sábado, 31 de outubro de 2015

HOMENAGEM PÓSTUMA

Neste sábado 30/10/2015, tristemente está completando um ano que uma fatalidade ato interrompeu precocemente a carreira política de um dos vereadores mais atuantes de Paranapanema, Laerte Rodrigues de Lima. Um homem que deixou um legado importantíssimo para a classe política do nosso município, ou seja: caráter, dignidade, honradez e principalmente, respeito aos cidadãos e cidadãs paranapanemenses, atributos ausentes há várias legislaturas nessa combalida Casa de Leis.
Em curto espaço de tempo tornou-se um líder dos na Câmara Municipal onde colocou seu mandato a disposição da comunidade de um modo muito combativo e enfático nas suas cobranças ao Prefeito Municipal para que o poder público cumpra suas obrigações com o povo. Teve seu mandato marcado por uma postura ética e sempre favorável a transparência política municipal, mesmo que isso colocasse seu futuro político sobre ameaça constante por parte dos seus adversários.
O vereador mais atuante de Paranapanema, segundo a opinião pública, não media esforços para lutar, trabalhar e viver em prol do seu município e de seu povo. Laerte tem uma história rica e marcante. Até a presente data ainda é considerado por muitos paranapanemenses como o político mais atuante, ético, probo e destemido a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Paranapanema.
Durante o seu curto mandato destacou-se como o edil mais combativo e atuante que aquela casa legislativa já conheceu. Foi autor de importantes emendas na Lei Orgânica do Município, e de relevantes mudanças no Regimento Interno da Câmara Municipal que infelizmente não chegaram a se concretizar. Essas reestruturações eram partes integrantes de sua luta para que Paranapanema tivesse uma legislação moderna e democrática.
Alem de uma Lei Orgânica omissa e obsoleta, convivemos há décadas com um Regimento Interno incompatível com a nossa realidade, oriundo de uma negociata nebulosa que culminou com a instauração de uma Ação Civil Pública por parte do Ministério Público e conseqüente condenação de um ex-contador e de um ex-presidente da Câmara Municipal por improbidade administrativa.
Com muita coragem, ousadia e competência, conduziu a CPI dos medicamentos, que culminou com a renúncia do prefeito denunciado.
Em Março de 2014, denunciou junto a Controladoria Geral da União, à Procuradoria Geral da União e ao Ministério Público do Estado de São Paulo, suposta  “MÁ UTILIZAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS DESTINADOS À EDUCAÇÃO E À SAÚDE”  PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PARANAPANEMA, envolvendo provável prática de atos de improbidade administrativa tais como: desvio de recursos públicos destinados à compra de medicamentos e irregularidades no transporte escolar, favorecimento pessoal e tráfico de influência de vereadores entre outras prováveis irregularidades. Na oportunidade o vereador Laerte encerrou dessa forma sua detalhada denúncia composta por várias páginas:

Importante salientar que, com as medidas ora pleiteadas, busca este legítimo representante da sofrida população paranapanemense, única e exclusivamente tutela jurisdicional adequada, eficaz e tempestiva, a fim de que seja restaurada a ordem jurídica violada, no que tange a suposta dilapidação dos cofres públicos. Especialmente, a aplicação dos princípios basilares da honestidade, moralidade, impessoalidade, igualdade e da legalidade na aplicação dos recursos públicos no combalido município de Paranapanema.

Estância Turística de Paranapanema,  07 de março de 2014.

LAERTE RODRIGUES DE LIMA
Vereador

Neste momento de saudade resta-nos apenas e tão somente rendermos nossas homenagens póstumas ao ilustre vereador que por vontade de Deus nos deixou e passou para outro plano. Com sua grandeza de alma e pureza de coração certamente deverá estar ao seu lado, observando o quanto deixou saudades aos amigos e familiares. Provavelmente deve ter voltado para “Aquele” que é o autor da vida, Que ÊLE o tenha sempre junto de si. É o nosso consolo. Admirar-te-emos sempre Laerte, descanse em paz!!!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário