domingo, 29 de novembro de 2015

PERÍODO DE CHUVAS

DUKE ENERGY APRESENTA OPERAÇÕES NOS RESERVATÓRIOS DO PARANAPANEMA

Técnicos da companhia se reúnem com lideranças e comunidades de prefeituras de 8 municípios


A Duke Energy inicia nesta segunda-feira (30) mais uma série de reuniões com o intuito de apresentar os procedimentos adotados na operação dos reservatórios de oito usinas hidrelétricas sob sua concessão, no Rio Paranapanema. Os encontros serão realizados em oito cidades paulistas e paranaenses vizinhas a seus empreendimentos, e deverão reunir representantes das prefeituras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, imprensa e interessados em geral.

As primeiras atividades ocorrem segunda-feira em Piraju, às 9h, e em Ourinhos, às 14h30. Na semana posterior os técnicos da empresa seguem com explanações nos municípios paranaenses de Jacarezinho, Jardim Olinda e Porecatu, e nos paulistas de Salto Grande, Teodoro Sampaio e Rosana (veja quadro abaixo).

De acordo com André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, a série de reuniões é promovida anualmente, com o intuito de aproximar a comunidade e expor informações de como a concessionária opera suas usinas e reservatórios especialmente no período das chuvas que iniciou em novembro.

“Nossos técnicos detalham sobre o gerenciamento das usinas e os procedimentos adotados junto aos reservatórios em épocas nas quais haja tendência de cheias ou secas. Por isso, é importante que todos participem e conheçam a operação destes reservatórios que fazem parte do cotidiano dos municípios vizinhos aos empreendimentos da Duke Energy”, enfatiza Guimarães.

Entre as explanações estão o cenário climatológico e o contingenciamento seguido pela empresa nos cenários de cheias e também em situações de escassez de chuvas.

Sosem
Com o objetivo de avaliar, minimizar e eliminar, sempre que possível, cheias na Bacia do Paranapanema, a Duke Energy implantou o Sistema para Operação em Situação de Emergência (Sosem).  Por meio dele, a empresa mantém equipes prontas para agir, de forma imediata, no gerenciamento das hidrelétricas, atuando com base em procedimentos e ações previamente estudados.

“Além de tomar as providências preventivas e corretivas necessárias à integridade e segurança das usinas, o sistema considera os interesses e a segurança das comunidades ribeirinhas. Este trabalho também é relatado durante reuniões programadas”, acrescenta Marcos Galera, gerente do Centro de Operações do Sosem.

Para manter a população informada, a companhia ainda disponibiliza o Telecheia (0800-7702428), um serviço 24 horas para atender ribeirinhos, produtores rurais e autoridades. Outras informações sobre as vazões do Rio Paranapanema também podem ser obtidas no sitewww.duke-energy.com.br.

Calendário de reuniões

DATA
CIDADE
HORA
LOCAL
30/11
Piraju (SP)
9h
DAEE - Departamento de Água e Energia Elétrica
30/11
Ourinhos (SP)
14h30
SAE - Superintendência de Água e Esgoto
07/12
Jacarezinho (PR)
14h
Sala de Licitação da Prefeitura
08/12
Salto Grande(SP)
9h
Câmara Municipal
08/12
Teodoro Sampaio(SP)
15h30
Auditório do Paço Municipal
09/12
Rosana(SP)
9h
Auditório da UNESP em Primavera
09/12
Jardim Olinda (PR)
13h30
Câmara Municipal
10/12
Porecatu (PR)
9h
Salão Nobre da Prefeitura



A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário